Primeiro Discípulo
NOTAS DE UM MAÇOM RETIFICADO
Sobre:
O Regime Escocês Retificado é uma escola de virtude e sabedoria cuja finalidade é conduzir seus adeptos (homens criados a imagem de Deus) a encontrarem sua verdadeira semelhança com o Criador.
Sua cadeia de ensinamentos morais / iniciáticos está distribuída em classes idealizadas por seu fundador, Jean Baptiste Willermoz.
Uma dessas classes pode ser definida como “maçônaria simbólica” e se compõe por quatro graus simbólicos: Aprendiz Maçom, Companheiro Maçom, Mestre Maçom e Mestre Escocês de Santo André.
Adequando-se as regras da Maçonaria Regular, os três primeiros graus (Aprendiz, Companheiro e Mestre) pertencem as Lojas Azuis e são administrados por Potências Maçônicas Regulares. Já o quarto grau (Mestre Escocês de Santo André) pertence as Lojas Verdes e é administrado por Grandes Priorados responsáveis por ele e pelos demais graus chamados de circulo Interior.
O RER constitui um verdadeiro tesouro legado por Jean Baptiste Willermoz a maçonaria universal, sendo a máxima expressão da Maçonaria Cristã e da riqueza do pensamento ocidental.
E é justamente em honra ao grande personagem na narrativa que compõe esse grau (e que lhe empresta o nome) que chamamos o blog de "Primeiro Discípulo", um dos muitos títulos merecidamente atribuídos a Santo André.
Santo André foi o primeiro a ser chamado, portanto, o Protóclito (protos = primeiro + klitos = chamar).
Recordemos como se deu este chamado: estava ele e seu irmão Cefas pela segunda vez na região do Jordão onde João Batista batizava, este exclamou: "Eis aí o cordeiro de Deus (Jo 1,36).
Ouvindo estas palavras deixaram de seguir João Batista para acompanhar o próprio Cristo. Jesus, voltando-se para atrás e vendo que o seguiam, disse-lhes: «Que buscais?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?» Disse-lhes Jesus: «vinde e vede». Foram, pois, e viram onde habitava e permaneceram lá aquele dia.
Ora, Santo André, que deixa João Batista para seguir a Jesus Cristo, representa sobretudo a passagem do Velho para o Novo Testamento; o cumprimento da Velha Lei e o estabelecimento da Graça; a aceitação da transformação que conduz o velho homem ao estado de novo homem.
E é justamente nesse sentido que nós, maçons retificados, trabalhamos e onde repousa toda a nossa esperança.
Que Nossa Ordem Prospere !!!