top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

A DOUTRINA DO REGIME RETIFICADO É A “PEDRA ANGULAR” ABSOLUTA E INVARIÁVEL

Atualizado: 20 de out. de 2020


Fragmento de carta de Frédéric-Rodolphe Saltzmann (1749-1821) a Jean-Baptiste Willermoz em 1818: “A doutrina do Regime Retificado é o unicum necessarium […] é sobre este fundamento, sobre esta pedra angular que foi construído, e o preservará de sua ruína, ao longo do tempo, enquanto lhe permaneçamos fieis”.


O objeto do Regime Retificado é claro, ele se ocupa em fazer ressurgir - como quiseram os fundadores da Ordem no século XVIII - uma verdadeira “escola de sabedoria”; escola essa, portadora de uma doutrina específica, chamada “doutrina de reintegração”, destinada a conduzir o homem de volta a suas primitivas propriedades, virtudes e potências espirituais e divinas, uma autêntica escola de onde se cultiva a inteligência do coração, como afirmado por Camille Savoire (1869-1951) em "Regards sur les Temples de la Franc-maçonnerie", (1935, pg 333.): “O que desejaram constituir os artesãos no despertar do Retificado? Um meio educativo de cultura moral e espiritual em cujo seio se busca e se realiza; pelo ensinamento mútuo e pelo exemplo, o aperfeiçoamento moral e intelectual [...] Exigindo que cada um, ao entrar, abandone na porta as reivindicações de seus direitos; para pensar apenas no cumprimento de seus deveres, eliminando de seu ser todo sentimento de egoísmo, desenvolvendo sua inteligência, sua razão e particularmente seu coração”.


O Iluminismo que é, como se diz amiúde, a imagem inversa da “Luzes”, por sua desconfiança da razão (aquela do coração) e sua reserva crítica ante as capacidades da natureza humana quando essa se ocupa da transcendência para alcançar a verdade, reagrupa em seu seio diversas fontes nas quais múltiplos traços rendem testemunho da existência permanente de um movimento poderoso de pensamento que parece vir dos tempos mais remotos.


É por esse motivo que ver na Franco Maçonaria apenas uma criação inglesa do século XVIII é, certamente, deixar de perceber aquilo que constitui a essência mesma da sociedade cujos usos e costumes recebem o marco legal e administrativo em Londres (entre 1717 e 1723) mas que participa da “tradição” em seu sentido mais amplo, ou mesmo mais “primitivo”, desse termo que contribuirá ao surgimento e desenvolvimento do iluminismo na Europa.


Isso explica, o porque o único “guia” visível e invisível, nossa “pedra angular”, absoluta e invariável, nosso “fundamento” essencial é absolutamente idêntico ao que recordava Frédéric-Rodolphe Saltzmann à Jean-Baptiste Willermoz em 1818: “A doutrina do Regime Retificado é o unicum necessarium […] É sobre este fundamento, sobre esta pedra angular que foi construído, e o preservará de sua ruína, ao longo do tempo, enquanto lhe permaneçamos fiéis”.


[Nota do Blog Primeiro Discipulo - Tenhamos sempre em mente a clareza de pensamento de Santa Teresa D'avilla: "Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Só Deus não passa. A paciência, por fim, tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta, pois só Deus basta."]



Fontes:

-  (F. R. Salzmann, Carta a J.-B. Willermoz, 4 de setembro de 1818).


- Le Phénix Renaissant, « Régime Écossais Rectifié et christianisme transcendant », n° 4, 2018, pp. 78-80.


I.C.J.M.S.

Que Nossa Ordem Prospere !!!

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page