top of page

A PERFEIÇÃO SE APROXIMA

  • LIBERTATEM LAPIS
  • 22 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de out. de 2020


Recepção do RER

A morte e o Natalício do homem


Amados irmãos as mensagens deixadas por nossos mestres do passado, meditadas por Willermoz, e deixadas no ritual do RER, são tesouros onde cada irmão pode encontrar e adornar sua alma com a beleza impar e o brilho intenso destes ensinamentos. Vamos propor apenas três, dentre tantas, que se encontram no final das viagens dos neófitos durante a Recepção.


Com a proximidade do natalício do Mestre dos mestres é de suma importância que estas mensagens se aprofundem no maçom retificado, mesmo nos mais velhos, pois a retificação depende da vigília e da constância dos seus atos, na lembrança que os trabalhos serão árduos mais seus frutos doces.


Primeira máxima - a mais penosa, pois é o primeiro passo em Loja de mudança, onde o fogo (simbolo da energia transformadora dos atos do Espírito Santo) começa a devorar a corrupção que afasta o Demandador do caminho da Verdade, resume a busca e a coragem do homem que se propõe à alterar seu estado atual para encontrar o caminho da Virtude, uma decisão tomada por poucos e um trabalho custoso. Esta busca é reconhecida por um maçom (padrinho) que, no profano, encontra as qualidades de um maçom: “O homem é a imagem imortal de Deus; mas quem a poderá reconhecer, se ele próprio a desfigura?”. No livro de S. João 1 (23), consagrado pelo RER aos trabalhos maçônicos, uma importante ressalva complementa esta máxima: “Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3)”.


Segunda máxima - onde a importância da religião no trabalho de reencontrar a verdadeira natureza do homem é ressaltada e a água (simbolismo da ação do Espírito Santo) dissolve as impurezas incrustadas na alma do homem Perseverante quando da sua Queda. A verdadeira amizade tem como princípios os ensinamentos deixados pelo Livro da Lei e a verdadeira estima tem como base a igualdade entre os irmãos, na sociedade, onde um Maçom da testemunho e é luz: “Aquele que se envergonha da Religião, da Virtude e dos seus irmãos é indigno da estima e da amizade dos Maçons”. Ainda em S. João 1 (33,34) a reflexão: “Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar com água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus”.


Terceira máxima - o Fim das viagens do profano e preliminar da caminhada (Início) de um Maçom agora Sofredor; que tem consciência do penoso caminho exigido aos que seguem o exemplo do Cristo (Servo Sofredor), em um mundo onde a coragem em enfrentar os desafios da terra ferida (lembrando a própria origem do homem, formado do barro, e que sua cura se da pelos atos do Espírito Santo) com a Queda de Adão, são enterrados (mortos), mas seu espírito (recebido no sopro da vida) se mantem intacto e a morte (Fim dos vícios) é na verdade a vida (Início de um novo caminho) onde um coração sincero e receptivo esta apto aos ensinamentos de uma sã moral (em conformidade aos atos e palavras do Cristo, o novo Adão): “O Maçom que não se abrir às necessidades e aos infortúnios dos outros homens, é um monstro na sociedade dos Irmãos”. Em João 1 (11 – 13) há um elemento vital para este entendimento: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus”.


Irmãos, que a chegada do Salvador neste Natal aconteça na santa Paz. Que todo maçom seja luz da Verdade neste mundo, como desejou nosso mestre Willermoz. Que a família humana se torne uma só, como deseja nosso Mestre. Que o Espírito Santo habite em todos os corações. Que Deus seja louvado em todo Orbe. E que finalmente que se cumpram as palavras do Cristo:


"Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

São João 1, 51


I.C.J.M.S. Que Nossa Ordem Prospere !!!



Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page