top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

O inefável Mistério da Encarnação Divina. Por Jean Baptiste Willermoz.

Atualizado: 31 de out. de 2020

O arcanjo Gabriel é o enviado por Deus a virgem Maria na pequena cidade de Nazaré, para anunciá-la a gloriosa maternidade a que ela esta destinada a cooperar na grande Obra de Redenção dos homens.


A súbita aparição do anjo perturba a alma desta virgem tão pura, seu pudor se alarma com a maternidade que lhe é anunciada e lhe faz declarar que não conhece a nenhum homem. Ela dá seu consentimento somente após o anjo lhe tranquilizar de que forma aconteceria, o anjo lhe declara que sua maternidade seria obra do próprio Deus por intervenção do Espírito Santo e que a sua pureza continuaria intacta.


No instante do consentimento de Maria se inicia a realização do grande Mistério; já que neste momento o Verbo de Deus, que é o próprio Deus, a segunda Pessoa e o poder da Santíssima Trindade, carregado de seu amor pelas criaturas humanas, se une indissoluvelmente e para toda eternidade a alma humana, pura e santa de Jesus que, por amor a seus irmãos e para reconciliá-los com Deus, ao satisfazer por eles a Justiça Divina, se sacrificou a ignomínia, aos sofrimentos e a morte.


O Verbo todo poderoso de Deus, imagem e esplendor do Pai eterno, desce dos céus para se incorporar com a alma humana de Jesus no casto seio da bem-aventurada virgem Maria para ser uma só e única Pessoa com duas naturezas distintas. É neste momento que o homem-deus se forma corporalmente no seio virginal de Maria, de sua pura substância, deste puro limo quinta essência da terra pura de sua mãe. Ele se forma ali e se compõe como igual aos outros homens que vem passar algum tempo sobre a Terra, de uma tripla substância, pode-se dizer, de um espírito puro, inteligente e imortal, de uma alma passiva em uma vida passageira, e de um corpo de matéria pura e não manchada anteriormente, o que não acontece com os demais homens, da concupiscência dos sentidos, pelo intermédio unicamente do Espírito Santo sem ajuda de nenhum homem, e de nenhum agente físico da matéria. É por este prodígio do amor infinito de Deus por sua criatura amada e seduzida, que tornou-se para sempre escravo e vítima do demônio, que realizou-se inefável e incompreensível mistério da encarnação divina para a redenção dos homens por Jesus Cristo nosso único Mestre e Senhor, que quis, para garantir tal efeito, reunir n'Ele por uma união indissolúvel a natureza humana do prevaricador a sua própria natureza divina.


Fonte


Tratado das duas naturezas divina e humana reunidas individualmente para a eternidade em um único e mesmo ser na pessoa de Jesus Cristo. Biblioteca municipal de Lyon ms 5940 N°5.


I.C.J.M.S.

Que Nossa Ordem Prospere !!!

63 visualizações0 comentário

댓글


댓글 작성이 차단되었습니다.
bottom of page