top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

O Maçom Retificado Ante Deus e o Sagrado

Atualizado: 31 de out. de 2020

Conforme muito bem definido pelo Padre Jean-François Var, O trabalho que o maçom retificado realiza em loja é sagrado. É sagrado porque é dedicado a Deus Pai, Todo Poderoso, e é realizado para Sua maior glória.


Mas afinal, qual o papel do Maçom Retificado diante do sagrado ?


Primeiro precisamos deixar bem claro que somente Deus é Santo, sendo Ele mesmo modelo de toda a santidade.


“Quem não temerá e glorificará o teu nome, ó Senhor? [porque só Tu és Santo] Por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti...” Apocalipse 15:4


“Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é santo.” Salmo 99:5


“Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo.” Salmo 99:3


Todavia Deus estende aos homens, por meio de Sua Graça, a santidade que nele esta contida. Essa Graça é o socorro gratuito, o favor, que Deus nos dá a fim de respondermos ao seu chamamento para nos tornarmos seus filhos, mediante o batismo que nos introduz a intimidade da vida trinitária e nos coloca em comunhão com Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo. União essa que nos torna filhos de Deus e nos concede a vida do Espírito, infundindo-nos a caridade e nos tornando assim parte de Sua Igreja.


“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” - 1 Coríntios 1:2


“A todos os que estais em Roma, amados de Deus, convocados para serdes santos: Graça e Paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Paulo quer ir à Igreja em Roma” - Romanos 1:7


A santidade do homem só é possível através dessa comunhão com Jesus Cristo por meio do batismo. E após santificados, somos chamados a prestar culto a Deus Pai na Pessoa de Deus Filho:


“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” Romanos 8:28-30


“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”  Filipenses 1:6


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6


Já o sagrado é algo relativo ou inerente ao próprio Deus, a Sua religião ou ao Seu culto. É algo que pertence ao próprio Deus sendo por essa razão separado do mundo profano. Santo é tudo aquilo que é de Deus, sagrado é tudo aquilo que é para Deus”.


E o trabalho do Maçom Retificado em loja é para Deus.


“A tua primeira homenagem pertence à Divindade. Adora o Ser cheio de Majestade que criou o Universo por um ato da Sua Vontade, que o conserva pelo efeito da Sua Ação contínua, que enche o teu coração, mas que o teu espírito embotado não pode compreender, nem definir.” - Deveres para com Deus e a Religião (extrato do Ritual).


É o nosso trabalho em loja que é sagrado. Nós, Maçons Retificados, estamos inteiramente e de forma irrevogável obrigados ao trabalho sagrado pelo juramento que fizemos no momento exato da nossa iniciação. Juramento esse feito UNICAMENTE diante de Jesus Cristo e por nossa expressa vontade que reconhece que faltar a este juramento significaria nossa eterna danação:


“prometo sobre o Santo Evangelho, em presença do Grande Arquiteto do Universo, e sob minha palavra de honra. Perante esta respeitável assembleia, ser fiel à santa religião cristã [...] Se eu faltar a este compromisso que acabo de assumir de livre vontade e firme determinação, consinto em ser chamado de homem sem fé, sem honra e digno de desprezo de todos os homens.” - Juramento do Aprendiz (Extrato do Ritual)


A presença de Deus Pai a qual nós evocamos no juramento (“em presença do Grande Arquiteto do Universo”.) não é uma mera figura de linguagem. O Maçom Retificado, no momento exato de assumir o seu compromisso , se coloca frente a frente à Jesus Cristo.

Vejamos isso mais de perto:


A Bíblia não é um elemento estranho para nenhum maçom, todavia, no Rito Escocês Retificado, ela assume um significado que não será encontrado em nenhum outro rito da maçonaria. Para o Maçom Retificado a Bíblia não é apenas um mero simbolo, é uma realidade ... Uma realidade corporificada. Para nós Maçons Retificados, assim como para os judeus e a sua concepção da presença divina através do Torá, os Evangelhos são uma espécie de “personificação” da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, um “objeto” que torna a presença real de Jesus Cristo algo tangível, fisicamente presente, o Verbo que se Encarna ... tomemos o ponto de vista de substancia , para evocar uma equivalência entre a presença de Cristo no evangelho e a presença de Cristo na Eucaristia. A forma , obviamente ( e estejamos muito atentos a isso para que não nos tornemos heresiarcas sob nenhum aspecto ) difere, mas a substancia é equivalente.


E é diante dessa realidade corporificada e cientes de que não estamos assumindo uma união somente espiritual mas também física (“totus tuus”) , que prestamos o nosso juramento contraindo assim nosso compromisso com esse mesmo Deus que se fez carne para nos remir.


“[...] prometo sobre o Santo Evangelho, em presença do Grande Arquiteto do Universo e sob minha palavra de honra. Perante esta respeitável assembleia, ser fiel à santa religião cristã [...]” .


Ora, nossa adesão a Maçonaria Retificada, só nos é possível a partir da Bíblia Sagrada e da vontade de nos unirmos a Deus Pai, sendo que isso nos exige que tomemos o compromisso de fidelidade a Santa Religião Cristã com todas as verdades que ela carrega, ocupando em primeiro plano entre essas verdades a Encarnação do próprio Verbo na Pessoa de Jesus Cristo (o que é proclamado majestosamente no prólogo do Evangelho de São João). Dai por diante, o Maçom Retificado se depara com varias formulações que ratificam o que acima foi dito:


“O Evangelho é a Lei do Maçom em que deve incessantemente meditar e seguir. A Espada que lhe estava em cima significa a força da Fé na Palavra da Verdade, sem a qual a lei por si só, não poderia conduzir o Maçom à Verdadeira Luz.” (Extrato do Ritual)


“O Evangelho é à base das nossas obrigações. Se não acreditasses nele, cessarias de ser Maçom.” (Extrato do Ritual)


“Prostra-te perante o Verbo encarnado, e bendiz a Providência que te fez nascer entre os Cristãos. Professa em todo o lado esta divina Religião e pratica todos os deveres morais que ela ensina.” (Extrato do Ritual)


Lembrem-se que acima eu mencionei ser o nosso juramento feito UNICAMENTE diante de Jesus Cristo. Mas e a presença da espada no juramento ? Bom , sabemos já que a Bíblia ali não é um símbolo mas a personificação de Nosso Senhor já a espada tem sim um caráter simbólico, ela é o símbolo de que a vontade do Maçom Retificado deve aderir ao Cristo de maneira imediata e sem ressalvas:


“A Espada que lhe estava em cima significa a força da Fé na Palavra da Verdade, sem a qual a lei por si só, não poderia conduzir o Maçom à Verdadeira Luz.” (Extrato do Ritual)


Assim, os elementos se completam, A Bíblia sendo a palavra da verdade revelada por Deus e a espada sendo simbolo da fé do Maçom Retificado nessa revelação.


É interessante ressaltar agora que durante todo o processo em que o Maçom Retificado assume seu compromisso diante de Deus , estão ausentes quaisquer referencias Maçônicas ou mesmo qualquer símbolo da Maçonaria. As ferramentas maçônicas – esquadro, compasso, trolha, etc – estão presentes no altar mas estão postas de lado. Não ficam em nenhum momento interpostas entre a mão do candidato e as sagradas escrituras – ao contrário do que acontece em outros ritos. Assim , o Maçom Retificado, se conscientiza de que estando na presença de Deus , nada mais lhe é necessário. Somente a fé é intermediaria entre ele e Deus: “ (fé) sem a qual a lei por si só, não poderia conduzir o Maçom à Verdadeira Luz.” (Extrato do Ritual)


Estamos pois , como Maçons Retificados, consagrados a Deus e obrigados a Deus nos trabalhos de nossas lojas.


“Grande Arquiteto do Universo, ser eterno e infinito, que és a bondade, a justiça e a própria verdade” (Extrato do Ritual)


“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” - João 14:6


“tu que pela tua palavra poderosa e invencível deste o ser a tudo o que existe” (Extrato do Ritual) , alusão ao Verbo Criador (Jesus Cristo), "conduz tu próprio os trabalhos da ordem, e os nossos em particular” (Extrato do Ritual) , demonstra que Jesus Cristo, o Verbo encarnado, é Ele mesmo o mestre de nossos trabalhos , que são sagrados... e que não poderiam ser de outra maneira


I.C.J.M.S.

Que Nossa Ordem Prospere !!!


Fontes

224 visualizações0 comentário

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page