top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

Sob a Sombra de Boas Penas...

Atualizado: 15 de set. de 2023

Se há algo que verdadeiramente pode ser percebido por meio de nossas publicações ao longo dos anos em nosso blog, é o evidente zelo que apresentamos a favor da preservação, compreensão e estrita adesão à tradição que nos foi legada pelos Pais Fundadores do Regime Escocês Retificado.


Não são poucos os esforços que temos feito para fugir dos sincretismos diversos, que graças a um relativismo infantil são sofisticamente apresentados como “teses validas” em nossas lojas (muitas vezes concentradas unicamente em si mesmas e em seus “donos”, alheias a realidade de tudo o que se produz em seu exterior), tantas vezes deformados pelo tempo, muitas vezes intencionalmente, como em jogo de “faz de conta” onde a ficção repele a realidade e a destrói completamente.


O cuidado que temos empregado é, de forma direta, uma ação somatória aos esforços de muitos autores que, dirigindo sua "pena ao papel", tem confrontado com inteligência e capacidade de discernimento a ação predatória de “donos de loja” ou de “esquisotéricos de plantão” que teimam em agregar às teses do Regime Retificado elementos estranhos à elas, como alquimia, música, sufismo, cabala, numerologia, rosacrucianismo, gnosticismo, espiritismo, martinismo papusiano e outros que, por si só, nos colocariam na linha da dispersão e da confusão.


Dessas preciosas penas, que podemos ter como literatura adequada (note-se que não mantemos total conformidade de pensamento com todos eles), que nos permitem a confrontação de teses diversas a nos convidar entusiasticamente ao sadio exercício da análise crítica, citamos alguns que os leitores do blog podem consultar. Notem que, nem sempre, os autores aqui citados dedicam-se a livros, muitos deles tem publicações em revistas ou espaços na internet. Mas, vamos a eles:


Alice Joly (Un Mystique Lyonnais: Jean-Baptiste Willermoz, Teletes, 1986). Literatura que consideramos obrigatória, explora detalhadamente a riqueza dos arquivos preservados na biblioteca municipal de Lyon. Alice Joly traça um retrato preciso e claro de Jean-Baptiste Willermoz, personalidade complexa e comovente da qual restitui toda trajetória através de sua correspondência, de suas amizades, de suas relações maçônicas e profissionais. Este livro é um clássico em história maçônica e em iluminismo. Temos trazido muitos trechos dele aqui no blog dado a luz que lança sobre pontos que são muitas vezes, propositalmente, ignorados por muitos irmãos que se dizem pesquisadores.


René Le Forestier (La Franc-Maçonnerie Templière et Occultiste, Arche Milan, 2003). Outra leitura que consideramos obrigatória. René Le Forestier desfila talento e bom humor em sua obra (humor por vezes acido e que desperta certa "fúria" naqueles que ao se juntar as fileiras maçônicas parecem mais ter se juntado a uma seita). Dedicou amplas pesquisas a dois campos nos quais as ciências humanas, cada vez mais a especificidade e a posição de interseção entre suas respectivas especialidades: por um lado, a maçônologia - uma especialidade em rápido crescimento -; por outro lado, os movimentos esotéricos ocidentais modernos.


Jean-François Var: Historiador de formação e Padre Ortodoxo há muitos anos, Jean-François Var é um dos dois ou três melhores conhecedores do cerne da doutrina do Regime Escocês Retificado, tanto em sua dimensão história quanto espiritual. Escreveu inúmeros artigos profundos que foram publicados na revista "Les Cahiers Verts". Demonstra com muito brilhantismo a total conformidade entre fé cristã e a dimensão martinista (dizemos aqui a doutrina de Pasqually) que o Regime Retificado incorporou. Publicou muitos artigos na revista "Villard de Honnecourt" sobre os primórdios da Maçonaria especulativa e, obviamente, o Regime Retificado.


Ramón Marti Blanco. Eis outro autor cujas obras consideramos fundamentais. Além de autor é também conferencista e tradutor. Dedicado intensamente à maçonaria cristã, em especial ao Regime Escocês Retificado, destacam-se entre suas obras seus "Cuaderno de Trabajos: Clase Simbólica del Rito Escocés Rectificado" e "La Gran Profesión. Clase secreta del Rito Escocés Rectificado". Além disso, também é coautor de "La maçoneria dels orígens al futuro" e "Conversaciones en el claustro" (obra que julgamos obrigatória para o bom entendimento da dimensão espitirual do Regime).


Como tradutor, seu trabalho foi igualmente significativo ao traduzir para a língua espanhola uma série de obras importantes, incluindo "Cuadernos Verdes" 1, 2 e 3 do G.P.D.G.; "La francmasonería de Joseph de Maîstre"; "Jean-Baptiste Willermoz, su Obra" de Jean-François Var; "El esoterismo del grado de maestro escocés de San Andrés en el R.E.R." de Roland Bermann; "El lenguaje secreto del blasón" de Gerard de Sorval; "La vía caballeresca y la iniciación real en la tradición cristiana" de Gerard de Sorval (prefacio de Jean Tourniac); "Ecce Homo" de Louis-Claude de Saint-Martin; "El hombre de deseo" de Louis-Claude de Saint-Martin; "René Guénon y el Rito Escocés Rectificado" de Jean-Marc Vivenza; "La vía del blason" de Pascal Gambirasio; "La tradición masónica" de Robert Amadou; "Historia del Gran Priorato de las Galias" de Jean-Marc Vivenza; "La francmasonería a la luz del Verbo" e "El Régimen Escocés Rectificado" de Jean-François Var. Su trabalho como autor e tradutor contribuiu de maneira significativa para o entendimento e a preservação da tradição maçônica cristã. Eduardo R. Callaey. Coautor de "Conversaciones en el claustro" (citado acima), escreveu também varios livros e ensaios sobre a História da Idade Média, as corporações de ofício, as ordens de cavalaria e a maçonaria. Destacam-se entre suas obras "Monjes y Canteros" (2001), "Ordo Laicorum ab Monacorum Ordine" (2004), "El otro Imperio Cristiano" (2005), "Los orígenes cristianos de la francmasonería" (2006), "El Mito de la Revolución Masónica" (2007) e "De templo Salomonis Liber y otros textos medievales" (2010).


Jean Tourniac. Muitos o consideram a melhor referencia ao se tratar de Rito Escocês Retificado. Temos em alta conta muito de seus escritos (embora não seja o teórico que mais admiramos), sua abordagem judaico-cristã é fortíssima e traz sempre um forte elemento cavaleiresco e templário a suas teses. A leitura de suas obras é, por si só, um verdadeiro deleite.


Outros autores que consideramos importantes.


Robert Amadou. Foi um dos primeiros pesquisadores a sistematizar a obra de Louis-Claude de Saint-Martin, a quem muitos maçons e esotéricos insistem em fazer referência sem sequer conhecê-lo de fato. Amadou publicou a maioria das obras de Saint-Martin, bem como a obra principal de seu "primeiro mestre", Martines de Pasqually: o Tratado sobre a Reintegração dos Seres. Isso permite uma melhor compreensão das fontes espirituais do Regime Escocês Retificado. Diga-se de passagem, os comentários dele acerca da obra de Martines são muito mais interessantes do que a própria obra em si (incompleta, com pouca originalidade e bastante enfadonha).


Serge Caillet. Seguindo os passos de Robert Amadou, Serge Caillet contribui para um melhor conhecimento da obra de Martines de Pasqually, ou seja, a Ordem dos Cavaleiros Maçons Eleitos Cohëns do Universo, através dos trabalhos de seu Instituto Eleazar e uma série de artigos na revista "Renaissance Traditionnelle". Não se trata de um especialista no Regime Escocês Retificado, no entanto contribui, por meio de seu conhecimento de Martines de Pasqually e sua obra, para uma melhor compreensão de um dos pilares sobre o qual o Regime se ergueu.


Roger Dachez. Autor de "Uma história da Maçonaria francesa" e de "Uma história da transição da era operativa para a especulativa". Publicou artigos interessantíssimos sobre o RER (já trouxemos textos dele aqui no blog) na revista "Renaissance Traditionnelle", da qual é diretor.


René Guilly-Désaguliers. Um dos pioneiros da autêntica escola de historiografia maçônica, fundador da revista "Renaissance Traditionnelle". Entre seus principais trabalhos, há uma série de artigos sobre as Pedras da Maçonaria, um estudo sobre as diferentes colunas encontradas no simbolismo maçônico e vários artigos fundamentais sobre o Regime Escocês Retificado em suas duas classes (simbólica e cavaleiresca).


Pierre Mollier. Responsável pelo Museu, arquivos e biblioteca do Grande Oriente da França é também o editor-chefe da revista "Renaissance Traditionnelleele", não é um especialista no Regime Retificado propriamente dito, mas sua visão sobre os graus cavaleirescos que surgiram no século XVIII é absolutamente essencial para quem deseja compreender o Regime Retificado e, mais especificamente, sua Ordem interna.


Pierre Noël. Profundo conhecedor da história da maçonaria, publicou inúmeras pesquisas na revista "Acta Macionica". Fez profundos estudos sobre a Estrita Observância Templária e seu papel na gênese do Rito Retificado (publicamos alguns aqui no blog). Explora especialmente as oposições e interseções entre o cristianismo e a Maçonaria, estudando as relações entre Roma e os maçons, o papel de Jesus na Maçonaria e as orações dos eleitos cohëns de Martines de Pasqually. Embora discordemos fortemente de muitas de suas percepções, cremos ser de leitura indispensável.


Jean-Marc Vivenza. Filósofo de formação e profissão, Jean-Marc Vivenza é profundo conhecedor de Martines de Pasqually e do Martinismo. Além de publicações sobre o RER também tem obras sobre a Rosa+Cruz, sobre Joseph de Maistre, etc. Admiramos fortemente a maneira com que consegue conciliar a patrística e a filosofia agostiniana as teses do Regime Retificado, no entanto em alguns momentos ele nos traz à lembrança as teses de Teilhard de Chardin devido às verossimilhanças que apresenta com as mesmas.


Jean Ursin. Um autor interessante, destacamos principalmente seu "Instructions à l'usage des Maîtres au rite écossais rectifié", Paris, Éditions Dervy, 1995.


Roland Bermann. Outro autor interessante, ,destacamos "Le grade de compagnon au rite écossais rectifié, sa nature et son ésotérisme", Editions Dervy, 2009, e possivelmente seu estudo sobre o "Maître écossais de saint André".


Jean Saunier. Além de seus livros, esse autor publicou também muitos artigos em revistas como "Le Symbolisme," "les Études Traditionnelles" e "l'Initiation," sob seu próprio nome e os pseudônimos Ostabat e Emmanuel Deguilhaume. Dele, destacamos

"Les chevaliers aux portes du Temple. Aux origines du rite écossais rectifié".


Diego Cerrato Barragán. Pesquisador dedicado, oferece palestras e seminários de formação sobre temas de maçonaria e Martinismo. Pertence a várias Ordens iniciáticas e preside o Grupo de Estudos e Investigações Martinistas & Martinezistas da Espanha. Sua obra mais interessante é "Régimen Escocés & Rectificado - Documentos Fundacionales", que apresenta a documentação histórica que evidencia todo o processo de transformação que resultou no Rito Escocês Retificado.


Agora apresentamos alguns autores e estudiosos mais próximos que, cremos, ajudam no processo de compreensão sobre a filosofia do Regime Escocês Retificado em nossas terras.


Ivan Antônio Pinheiro. Professor aposentado do Departamento de Ciências Administrativas da UFRGS, publicou vários artigos sobre o Regime Escocês Retificado na revista AdLucem, no site freemason.pt e em diversos outros veículos como a "Loja Maçônica de Estudos e Pesquisas 'Universum'" ou a revista "Ciência e Maçonaria". Destaca-se em seus textos sua capacidade de submeter o Regime Escocês Retificado a uma analise critica coerente e edificante, dentre eles chamamos atenção para "Produzindo trabalhos & textos no Rito Escocês Rectificado (RER)". No entanto vale ressaltar que seus textos alcançam excelência tratando também de outros aspectos maçônicos que não tocam o Regime Retificado.


Alexandre Ferreli Souza. Mestre em Engenharia, Membro Senior do Institute of Electrical and Electronic Engineer e do American College of Clinical Engineering, fundador de lojas simbólicas do RER e também de lojas de MESA, é ainda palestrante e pesquisador de diversos ritos maçônicos, publicou interessantes livros sobre maçonaria, dos quais destacamos "Rito Escocês Retificado: história, conceitos e filosofia" pela sua abordagem clara que, entre outras coisas, aponta as características cristãs do regime.


Joanisval Brito Gonçalves. Mestre em História e Doutor em Relações Internacionais. Atua como advogado e compartilha seu conhecimento como professor em cursos de graduação e pós-graduação. Contribui significativamente para a disseminação do RER por meio de diversas palestras ministradas em plataformas online. Destacamos particularmente o seu artigo intitulado 'RITO ESCOCÊS RETIFICADO', facilmente acessível na internet, que se destaca pela clareza e pela profundidade das explicações. É importante enfatizar o papel desse autor e seus esforços na promoção e implementação do Rito Escocês Retificado em território brasileiro.


João das Neves Dias Neto. Clérigo na ICAB (Igreja Católica Brasileira) participe de varias ordens iniciáticas e de obediências maçônicas publicou duas obras: "O Regime Escocês Retificado - Notas acerca Maçonaria Cristã" (obra com a qual não tivemos contato) e a tradução para o português do livro "Documentos Fundacionais do Regime Escocês Retificado", compilados por Diego Cerrato Barragán, e que consideramos uma obra essencial para quem deseja entender o desenvolvimento do que hoje se chama Regime Escocês Retificado. Mantem ainda um podcast "RetifiCast", que conta com excelentes episódios, no Spotify.


Encerramos essa publicação ressaltando que nenhum dos autores citados acima possui qualquer ligação com o Blog "Primeiro Discípulo - Notas de um Maçom Retificado"; alguns deles nem sequer são maçons e os que são, são de obediências diversas. A inclusão de seus nomes e obras aqui tem o único propósito de reconhecer suas valiosas contribuições para o campo do conhecimento, sem sugerir qualquer associação com o nosso Blog. Valorizamos a diversidade de perspectivas e ideias, pois ela enriquece nosso pensamento. No entanto, é fundamental esclarecer que essas vozes representam pontos de vista independentes que nem sempre refletem nossas crenças, valores ou princípios.


I.C.M.J.S.

Que Nossa Ordem Prospere !!!









242 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page