top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

A Prece de Adão

Martinès de Pasqually nos apresenta, em um dos mais belos e emocionantes trechos do Tratado, a magnífica oração que Adão proferiu ao Eterno, inclinando seu rosto ao chão, para obter sua reconciliação e a de sua posteridade. Essa oração pode ser recitada por cada Irmão do Regime Escocês Retificado quando sentir a necessidade de encontrar o caminho do arrependimento, fechando-se silenciosamente em seu quarto para implorar a seu Pai que está nos céus. A oração é também o enunciado de todos os atributos e nomes divinos relacionados ao Criador e que Adão, que os havia desprezado, invejado e negado, proclamava agora em uma edificante alabanza de glorificação:


“Adão reconheceu ainda melhor a magnitude de seu crime. Ele imediatamente foi lamentar sua falta e pedir perdão por sua ofensa ao Criador. Ele se retirou e lá, entre gemidos e lágrimas, invocou assim o divino Criador:


"Pai da caridade, da misericórdia; Pai vivificador e de vida eterna, Pai Deus dos deuses, dos céus e da terra; Deus forte e fortíssimo; Deus de justiça, de trabalho e de recompensa; Eterno todo-poderoso; Deus vingador e remunerador; Deus de paz, de clemência, de compaixão caritativa; Deus dos espíritos bons e maus; Deus forte do Sabbath; Deus de reconciliação de todo ser criado; Deus eterno e todo-poderoso das regiões celestes e terrestres; Deus invencível, que existe necessariamente, sem princípio nem fim; Deus de paz e satisfação; Deus de toda dominação e potência de todo ser criado; Deus que aflige e recompensa quando lhe apraz; Deus quatro vezes forte das revoluções e dos exércitos celestes e terrestres deste universo; Deus magnífico de toda contemplação, dos seres criados e das recompensas inalteráveis; Deus pai sem limite de misericórdia em favor de sua fraca criatura, ouve aquele que geme diante de ti pela abominação de seu crime. Ele é apenas a causa segunda de sua prevaricação. Reconcilia teu homem contigo e submeta-o para sempre. Abençoa-o para que no futuro ele permaneça inabalável em tua lei. Abençoa também a obra feita pela mão de teu primeiro homem, para que nem ele nem eu mesmo sucumbamos aos pedidos daqueles que são a causa de meu justo castigo e da obra de minha própria vontade. Amém ".


(Tratado da Reintegração dos Seres, 25) [Nota do Blog Primeiro Discipulo: Alabanza é um ato de expressar admiração, agradecimento, louvor e reverência a uma pessoa, ser divino ou objeto. É uma manifestação de reconhecimento pelas qualidades, realizações ou atributos considerados positivos. A alabanza pode ser expressada em forma de discurso, poesia, música ou outros meios artísticos e pode ser dirigida a Deus, uma pessoa em particular ou até mesmo a um objeto ou ideia abstrata. É comum em muitas religiões e culturas, como uma forma de expressar a fé, devoção e gratidão.] I.C.J.M.S. Que Nossa Ordem Prospere !!!

172 visualizações0 comentário

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page