top of page
Foto do escritorPrimeiro Discípulo

Regime Retificado - Mais Condenações a Alquimia

Trecho da Instrução secreta dos Professos, manuscrito 5475, documento 2, da Biblioteca Municipal de Lyon, coletado por Paul Vulliaud em sua obra "Joseph de Maistre Franco-Maçon".


"O mesmo erro que desviou o homem primitivo de seus atos espirituais para fixá-lo nos resultados tenebrosos da matéria forma a base dos Adeptos [Alquimistas]. É na decomposição dos Seres materiais e nas manipulações de sua arte que esperam descobrir uma verdadeira luz para o homem e encontrar o espírito vivificante da natureza. Mas aquele que está iluminado pela verdadeira Ciência sabe que não é na matéria onde se deve procurar nem a luz nem o Espírito da Vida.


Para favorecer seu sucesso nessas buscas vãs, os Alquimistas [Adeptos] foram cegos o suficiente para tomar emprestados da verdadeira Ciência alguns de seus meios e dirigir sua oração sacrílega ao Grande Arquiteto do Universo, como se pudessem ignorar a Lei imposta aos homens, consistente em se elevar constantemente acima dos atos materiais para edificar Templos dignos dele.


Assim, o que deve afastá-lo da arte dos Alquimistas [Adeptos] é que eles usam ao mesmo tempo os meios mais incompatíveis, acreditando que são igualmente necessários para a realização de sua obra. Neste caminho, eles juntam em suas manipulações atos de uma ordem superior que nunca deveriam misturar, constituindo uma profanação notável e prostituindo-os com resultados materiais.


Por outro lado, tudo o que o Alquimista [Adepto] mais perseverante e experiente em sua arte pode esperar é penetrar nos princípios elementares dos Seres corpóreos submetidos a suas manipulações e obter fenômenos diferentes da Lei de ação temporal individual que lhe são próprios. Ora, é precisamente isso que demonstra a vaidade da Ciência dos Alquimistas [Adeptos], uma vez que não poderão se prover desses Seres de vida aparente nenhum fruto verdadeiramente apropriado ao homem.


Portanto, este é o único termo da Ciência sobre o qual os homens cegos falam com entusiasmo e que os afasta, de fato, do único objeto digno de sua busca, ou seja, desta Luz que todo homem pode perceber quando usa os meios que estão nele e na natureza.


Aqui está, meu querido irmão, o que nunca deveis ignorar na Maçonaria dos Alquimistas [Adeptos]. Lembrai-vos, quando vos encontrardes em posição de dar o vosso sufrágio para a admissão de um P., que deveis examinar rigorosamente aqueles que foram partidários da arte e que não deveis jamais concedê-lo se antes não se convenceram por si mesmos de que tal trabalho não pode aliar-se à Profissão das Ciências espirituais Divinas". I.C.J.M.S. Que Nossa Ordem Prospere !!!

116 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page